terça-feira, 19 de março de 2013

Inauguração do novo espaço da Biblioteca


A Escola Secundária Emídio Garcia inaugurou a nova Biblioteca entre canções e poemas especialmente preparados para a data. A data escolhida foi intencional. Concluídas as obras de requalificação da escola, a Biblioteca ficou com novas instalações, dispondo de uma ampla estrutura que é o centro de uma dinâmica integradora do mobiliário moderno com as antigas estantes da “Biblioteca Nobre” e do riquíssimo acervo que se estende pela Sala Reservada do Abade Baçal.
No dia sete de março, pelas 15.00h, procedeu-se à inauguração que contou com a presença dos membros da direção, da Dra. Teresa Calçada, coordenadora nacional da RBE, dos professores bibliotecários e da coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, da vereadora da de educação e da cultura, dos alunos, docentes e não docentes do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia e demais individualidades.
A cerimónia teve início com um discurso proferido pelo presidente da CAP, Dr. Eduardo Santos, que, depois de dar as boas vindas a todos os presente, destacou o esforço que a equipa educativa da BE tem vindo a fazer, no sentido de dotar esta Biblioteca com as condições adequadas e ajustadas ao novo papel das Bibliotecas Escolares.
Seguiu-se o discurso da Coordenadora da RBE cuja mensagem focou a importância das Bibliotecas Escolares no currículo das várias áreas disciplinares e áreas não curriculares, assim como o seu interesse no desenvolvimento das literacias da informação.
Fazemos nossas as suas palavras: "Criar leitores, consolidar leitores, desenvolver literacias, é uma tarefa para a biblioteca escolar que deve incentivar os alunos a ler em diversificados suportes, dos livros aos Tablet e outros dispositivos de comunicações móveis. As bibliotecas do século XXI são espaços multimédia, centros pedagógicos de incentivo à leitura, possível através de diferentes recursos.”
Todos os intervenientes sublinharam as potencialidades da nova BE para o acesso à informação e criação de conhecimento e a sua importância para vencer os desafios que se colocam às Bibliotecas/Serviços de documentação na formação de cidadãos letrados, críticos e capazes de aprender ao longo da vida.





Sem comentários:

Enviar um comentário